Nos hotéis-fazenda, conforto e diversão perto de São Paulo

Próximos de São Paulo, em Monte Verde, Ibiúna, Socorro e Brotas, espaços prometem lazer e relaxamento

Momentos de silêncio podem ajudar a saúde e contribuir para o bem-estar. Enquanto estamos atentos demais aos estímulos da vida urbana, temendo uma eventual ameaça, vemos aumentar o estresse e a ansiedade e nos distanciamos cada vez mais do relaxamento.

Desligar-se da correria do dia a dia e, claro, das redes sociais, pode trazer benefícios. E uma hospedagem com clima de fazenda é uma boa alternativa para ficar próximo à natureza, sem abrir mão do conforto e da comodidade de um hotel.

HOTEL FAZENDA CABEÇA DE BOI

Um dos diferenciais do hotel é o sistema all inclusive. Todas as refeições diárias e bebidas (não alcoólicas) estão no pacote, assim como as atividades de lazer. “Isso também é conforto, sabe?”, diz o proprietário Gustavo Arrais.

Há bons programas ecológicos, como cavalgadas, ou com utilização de quadriciclos e visitas a plantações de frutas e legumes. Estão disponíveis também quadras de paintball, minigolfe ou patinação. E passeios diários até Monte Verde.

“As pessoas gostam de enriquecer a viagem, querem aproveitar e conhecer o maior número possível de coisas. Isso aumenta o conhecimento do hóspede, que tem uma experiência melhor”, afirma Arrais.

FAZENDA MORROS VERDES ECOLODGE

“Um hotel-fazenda, como a Fazenda Morros Verdes, em Ibiúna, destaca-se pela integração profunda com a Mata Atlântica e pela promoção de práticas sustentáveis”, diz Patricia Haberkorn, diretora executiva do hotel. Segundo ela, essa integração vai muito além dos mais de 300 hectares de verde que rodeiam o espaço. “O hotel não apenas preserva o meio ambiente por meio de práticas ecológicas, como também impacta positivamente a comunidade local”, afirma ela.

Para aproveitar a imersão na natureza, uma opção fundamental é fazer as trilhas para as quatro cachoeiras da propriedade. Os caminhos variam de dificuldade e distância. O mais simples é o da Cachoeira do Saci, a única que pode ser feita de modo autônomo. As demais exigem a presença de um guia. Há também o passeio Circuito do Conhecimento que percorre a propriedade (incluindo suas cachoeiras).

HOTEL FAZENDA CAMPO DOS SONHOS

Agora, nada mais característico do que os animais em um hotel-fazenda. Em Socorro, a 130 km de São Paulo, o espaço Campos dos Sonhos investe exatamente nesse tema.

Por ali, é possível andar a cavalo, de charrete ou pônei, alimentar os patos que andam livremente na propriedade ou ainda visitar a fazendinha.

Se o objetivo for relaxar, é possível pescar, andar de pedalinho ou visitar o Vale das Borboletas. Enquanto caminhávamos pela propriedade do hotel, nem prestamos atenção na placa ou no caminho escondido que levava até elas. Mas foi só dar os primeiros passos ali dentro para sermos surpreendidos por centenas delas voando pela mata. No entanto, foi preciso voltar ao modo aventura para experimentar atrações como a tirolesa e o arvorismo, que são acessíveis para pessoas com deficiência.

BROTAS ECO HOTEL FAZENDA

Em Brotas, a programação inclui passeios radicais, aliados ao ambiente de paz. “O que o pessoal adora é aproveitar os diferenciais do hotel, como a lagoa encantada, uma piscina aquecida cenográfica, com 40 jatos de jacuzzi, iluminação e cachoeira artificial, mas também conhecer a cidade e se aventurar”, diz a gerente do Brotas Eco, Marília Rabello

Outro passeio bastante procurado é a visita à Fundação Centro de Estudos do Universo, que fica dentro do hotel. Ali, os visitantes podem observar estrelas no planetário, conhecer uma réplica do Stonehenge e outra de um Alossauro em tamanho real. Há ainda paintball, concurso de cerveja e caipirinha, caminhadas, gincana, ioga, passeio de bike, parque aquático e jantares temáticos.

Jornal – O estado de São Paulo – 26.07.2024
Fonte: https://digital.estadao.com.br/o-estado-de-s-paulo/20240726/282561613427323/textview